Clique e conheça a plataforma da Educopédia

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Quem, no mundo, quer ser um educopedista?


A Educopédia será uma plataforma de aulas digitais que poderão ser feitas por alunos sem a ajuda de outras pessoas, ou utilizadas por professores dentro das salas de aula. Alunos e professores poderão acessar as aulas de qualquer lugar e a qualquer hora. Os professores poderão baixar planos de aula e apresentações com as estruturas das aulas digitais. Cada aula digital cobrirá temas, competências e habilidades do currículo de um ano específico e de uma disciplina específica. O currículo de cada ano e cada disciplina foi dividido em 32 aulas digitais, que correspondem a 32 semanas de dias letivos.

As aulas digitais incluem não só as atividades da aula na plataforma, que devem ser autoexplicativas, mas também um plano de aula, com dicas e atividades para utilização em sala de aula, uma ficha com a síntese teórica e um quiz. As atividades contidas no plano de aula incluem atividades presenciais e virtuais. As atividades virtuais incluem exercícios, vídeos, animações, podcasts, jogos e outros recursos educacionais abertos que podem ser encontrados na internet e são relacionados ao tema da aula.

Há, nesse momento, mais de 100 professores da cidade do Rio de Janeiro trabalhando na produção ou validação de aulas digitais; A maioria deles está recebendo uma bolsa para executar essa tarefa. No entanto, gostaríamos que a Educopédia se tornasse um produto do mundo e que, assim como a Wikipédia, educadores de todas as partes do globo pudessem colaborar para melhorar a qualidade das aulas digitais e da educação em seus países.

Nesse momento, caso você deseje se tornar um educopedista voluntário, pode ajudar os produtores de aulas digitais que não estão encontrando objetos de aprendizagem relacionados a temas específicos - em breve, você poderá também produzir novas aulas ou revisar aulas já existentes. Esses educadores têm suas demandas registradas nessa tabela (clique AQUI). Quando você puder ajudar um(a) professor(a), envie um email para ele(a), com cópia para educopedia.objetos@gmail.com. Você passará a fazer parte da rede de educopedistas e estará contribuindo para a melhoria da qualidade da educação no Brasil e em outros países de língua portuguesa. A nossa vontade para o futuro é criar um grupo de educadores que troquem informações entre si, tenham uma formação continuada, e que os educopedistas mais atuantes recebam brindes e prêmios.
Que tal? Vamos?
Rafael Parente (rafaelparente@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário