Clique e conheça a plataforma da Educopédia

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Precisamos da sua opinião!

Educopedistas,


Segue abaixo uma proposta para a nova metodologia das aulas da Educopédia.

Enviem a opinião de vocês para o email educopedia@rioeduca.net até o dia 22 de julho!



Att, Equipe Educopédia.

8 comentários:

  1. Achei a proposta interessante. De certa forma, parte do que está sendo proposto, tenho buscado utilizar na produção das minhas aulas de História. Assim, é necessário voltar aos conceitos da aula anterior, diversificar nas atividades e fazer uma ponte para a aula posterior, estimulando sempre a curiosidade do aluno.


    A metodologia parte da premissa que, em termos de cognição - além da aprendizagem significativa - a repetição pode sim estimular as memórias de médio e longo prazo, e transformar informações em conhecimento.


    A questão que fica é: se for adotada a nova metodologia, terão que ser reformuladas a maior parte das aulas. Como será feito isso? Qual a previsão de prazo para que isso aconteça?

    ResponderExcluir
  2. Também vou dar uma olhadinha com mais calma!!!
    Mas achei o prazo curtinho... :(

    ResponderExcluir
  3. Gostei da proposta de desenvolver uma metodologia com embasamentos metacognitivos, acredito que desta forma o aluno será influenciado a "aprender a aprender", o que é uma grande dificuldade.
    Entendo que este é o caminho, "ser o sujeito de sua aprendizagem", onde ele mesmo deverá analisar conscientemente os procedimentos que empregará para buscar a solução dos problemas apresentados.
    Aproveitarei esse recesso para estudar e colocar em prática.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a Claudinha e com o Michel, ambos relatam que esta nova metodologia poderá auxiliar e trazer para o aluno maiores perspectivas de atuação e desenvolvimento do seu próprio aprendizado através do que estudou e dos exercícios fazendo a ponte com o que foi apreendido e o que está sendo apreendido.
    Educoabraços,
    Marcelo Solino

    ResponderExcluir
  5. Excelente a metodologia apresentada.O aluno deve ser o sujeito da construção de seu conhecimento e para isso participar sempre do processo ensino-aprendizagem e não receber tudo "mastigado" do professor.Precisamos URGENTEMENTE mudar a forma de ensinar e aprender para que todos os alunos tenham sucesso na escola. Devemos sempre ter em mente que ensino x aprendizagem é uma construção coletiva e que só se aprende quando participamos ativiamente do processo.

    ResponderExcluir
  6. Boa a nova metodologia apresentada principalmente pela clareza dos objetivos.
    Entretanto, considero necessário rever títulos fixos,principalmente "aprender com erros",e a quantidade de quiz, excessivo na minha opinião.
    Abraços,
    Fátima

    ResponderExcluir
  7. Oi Fátima o problema dos titulos fixos é que eles servem como um direcionamento para que o sistema possa entender e tornar a navegação adaptável ao aluno, por isso ele não pode ser mexido. Com relação ao novo método, quero conhecer mais e para isso gostaria de ler a base téorica dele, alguem aí tem o link que a graziele disponibilizou na aula?

    ResponderExcluir