Clique e conheça a plataforma da Educopédia

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Apresentações dos minicursos #Educoencontro

Educopedistas e Rioeducadores,

Como prometido no Educoencontro, seguem as apresentações das educopedistas Andrea Verdan e Luciana Alves de Jesus .

Professores e Amigos da Educopédia, 

Aproveitem para saber como foi um dos momentos da nossa formação, que aconteceu no último sábado , 15 de setembro, na E.M. Orsina da Fonseca.

Comentem e compartilhem!!
Equipe Educopédia
 ======================
Cliquem nas imagens e façam download dos arquivos


      

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Avaliação do Educoencontro

Educopedistas e Rioeducadores,

Primeiramente, agradecemos a participação de todos que compareceram no Educoencontro, foi uma manhã muito produtiva. Quem não participou, entrem em contato com o coordenador da sua família.
Segue abaixo a ficha de avaliação de cada momento do educoencontro. Participem!

Depois confiram a postagem que o nosso querido Rioeducador, Sinvaldo, elaborou sobre o nosso dia.
http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=2675

Acessem a fanpage da Educopédia e vejam as fotos do sábado! FANPAGE EDUCOPÉDIA SME
Quem quiser enviar os seus momentos, enviem para educopedia@rioeduca.net


Até a próxima!

Att, Equipe Educopédia
==========================




quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Educoencontro: Pauta + Organização Salas



Queridos e queridas,

Segue a pauta e orientações para o Educoencontro do dia 15 de setembro. Esperamos que seja mais um momento de reencontros, alegrias, trocas e muito aprendizado.
Hoje, já somamos mais de 250 educopedistas, o que torna a nossa tarefa de controle cada vez mais difícil, Por isso, precisamos, cada vez mais, contar com a parceria de vocês, ajudando-nos a conduzir os momentos do nosso encontro e respeitando os horários e locais determinados.

Vamos às instruções...

1º - Ao chegar à escola, haverá um coffee break com início às 8h20 e término, impreterivelmente, às 9h.
2º- 9h, todos os coordenadores devem seguir com as suas famílias para espaço que será indicado por uma listagem fixada na subida do corredor.

Neste primeiro momento, as famílias estarão organizadas por áreas e a formação será com o coordenador pedagógico.

Matemática e Ciências - CP Mônica Marins
LP, Prod Textual e Literaturas - CP Anderson
Hist, Geo e Fund 1 - CP Paula
Artes, Música e educação Física - CP Márcia Antunes
Espanhol e Inglês - CP Eduardo
Alfa, Ed.Infantil e 3º ano Reforço - CP Gisele

3º- 10h - Os coordenadores de disciplina assumirão a capacitação com suas famílias e os coordenadores pedagógicos farão reunião comigo.
4º- 11h- Intervalo para um novo cafezinho
5º- 11h30 - Todos deverão encaminhar-se para o pátio externo, onde acontecerão os minicursos e serão dados os avisos da gerência.

Observação:
O grupo de Mobilizadores, Rioeducadores, Articuladores, Mídias e Embaixadores estarão juntos no 1º momento.
A equipe de OA ficará, no primeiro momento, sozinha, articulando a proposta do curso de capacitação dos educopedistas.
No segundo momento, estará com a família do reforço 3ano, para pensar a construção dos objetos educacionais do curso de Reforço.

Após o início das atividades, a Lucy passará pelas salas distribuindo a frequência e recolhendo os relatórios do FNDE daqueles que desejarem levá-lo ao Educoencontro.
Contamos com vocês!

Atenciosamente,
Monica A. Souza
===================================






====================================

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Resultado dos minicursos

Caros Educopedistas e Rioeducadores,

Agradecemos a participação de todos que votaram para os minicursos do Educoencontro.

Confiram os resultados:

1º MAIS VOTADO - 119 VOTOS
A forma de postagem das aulas na plataforma  Educopédia exerce influência significativa no interesse dos alunos em utilizá-las.

2º MAIS VOTADO - 92 VOTOS
Aprender na cibercultura: o desenvolvimento da leitura por meio da autonomia.



sexta-feira, 7 de setembro de 2012

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Palestrantes para Educoencontro


Educopedistas e Rioeducadores,

Confiram as propostas para os minicursos do Educoencontro apresentadas pelos nossos colaboradores e escolham APENAS dois (2) temas até o dia 10 de setembro.
Divulgaremos o resultado no dia 11 de setembro, às 18h, no blog http://educopedia2010.blogspot.com.br, Twitter: @Educopedia e no Facebook: Educopedia SME  .
Os trabalhos enviados que não foram contemplados nesta votação, poderão se inscrever no próximo Educoencontro.

Att, Equipe Educopédia
================
RESENHA:
- Identificando as abas e funcionalidades do portal.
- Acessando seu e-mail Rioeduca e resolvendo problemas.
- Lendo as postagens da sua CRE no blog.
- Deixando seu comentário.
-Publicando atividades no Rioeduca através do seu representante.

Por que é interessante para os Educopedistas?
Ser capaz de utilizar o portal para obter dicas e divulgar seu trabalho 
além de obter informações de seu interesse
RESENHA: Em tempos hiper-conectados, ler e escrever ganha ainda mais importância para compreensão da multiplicidade de informações, conexões e vozes inseridas na cibercultura. Aprender, por sua vez, ganha outras dimensões e significados. É preciso, potencializar o pensamento crítico, a criatividade e, principalmente a autonomia. Neste sentido, é vital o desenvolvimento de um letramento digital construído de forma colaborativa por meio de ambientes virtuais de aprendizagem que exigem um desenho instrucional diferenciado. Nosso objetivo, portanto, é discutir as estratégias de aprendizagem envolvidas na elaboração de aulas digitais.

Por que é interessante para os Educopedistas?
Discutir tais ideias irá agregar ainda mais qualidade ao trabalho dos Educopedistas, a partir da apresentação das características do desenho instrucional de aulas digitais.
==============================

 RESENHA: 
O objetivo deste projeto é inserir, nas aulas (slides), experiências de sala de aula (vídeo), fazendo um paralelo ao tema da disciplina. Uma forma de mostrar a teoria de forma prática e de valorizar e estimular o aluno a fazer maior uso da Educopédia.
O aluno vira protagonista do processo de aprendizagem.

Por que é interessante para os Educopedistas?
O Educopedista poderá vivenciar previamente a ação e reação dos alunos, proporcionando a certeza de que o tema  “encantará” o aluno nas aulas da Educopédia.
Aproveitando também  oportunidades reais de sua UE, envolvendo alunos, professores, comunidade escolar etc.
O Educopedista poderá utilizar pequenos recursos tecnológicos ( celular, iPod, iPad, câmera digital etc) e alguns programas de edição para a montagem criativa dos vídeos.
==============================
RESENHA: 
- Falar em poesia sem muita teoria.
- Levar a percepção de que estamos cercados de poesia.
- Ensinar poesia é jogar com as palavras.

Por que é interessante para os Educopedistas?
Ser educopedista é contribuir para a mais moderma forma de educação.
==============================
RESENHA: 
Ao longo desses dois últimos anos como educopedista, observei mudanças significativas na estrutura das aulas digitais que provocaram um salto de qualidade das mesmas. Diferentemente do início do processo, hoje temos uma metodologia a seguir na construção das aulas que orienta os produtores em seu passo a passo de criação e permite um encadeamento lógico das atividades, evidenciando um crescente aprendizado no que diz respeito ao planejamento e construção de aulas digitais. Entretanto, como Embaixadora 3.0, navego na plataforma educopédia pelas diferentes disciplinas e constato que excelentes aulas perdem seu atrativo, principalmente para os alunos, quando postadas sem alguns critérios. O convívio diário com jovens de diferentes faixas etárias nos permite perceber o quanto eles mostram-se atentos, primeiramente, à imagem (forma), para então focar o conteúdo. Na plataforma educopédia não é diferente. Depoimentos de diversos alunos me levam a ratificar a ideia de que alguns critérios precisam ser estabelecidos para as postagens porque a apresentação do produto final é tão importante quanto seu processo de criação.


Por que é interessante para os Educopedistas?
Em sua maioria, os educopedistas são produtores, revisores ou coordenadores, cujas funções estão diretamente relacionadas com o produto final de seus trabalhos que são as postagens das aulas na plataforma educopédia. Por esse motivo, é de fundamental importância que os produtores atentem também para utilização de algumas ferramentas do Power Point que possam tornar suas atividades esteticamente mais apresentáveis e, consequentemente mais atrativas para os alunos. Quanto aos revisores e coordenadores, cabe o direcionamento de como criar uma aula de qualidade abrangendo aspectos como conteúdo, escolha adequada de objetos de aprendizagem, utilização correta da metodologia das aulas, interatividade, entre outros, sem esquecer-se de valorizar a forma como os textos, imagens e objetos de aprendizagem serão apresentados tanto no Power Point como na plataforma.
===================================================



AGORA É A SUA VEZ DE ESCOLHER!!


terça-feira, 4 de setembro de 2012

Sugestões de aula sobre Independência do Brasil



Professores,

Confiram as sugestões de aulas da Educopédia para o dia da Independência do Brasil!


A Multirio também preparou um vídeo sobre a Independência, cliquem!




Se você perdeu o Bom Dia Rio de hoje, conheçam as novas formas de ensinar História.

http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-rio/v/novas-formas-de-ensinar-historia-fazem-com-que-alunos-absorvam-melhor-os-conteudos/2121472


Hino da Independência do Brasil. #E1